Brigadeiro

          O brigadeiro, docinho favorito das crianças e estrela das festas de aniversário, é uma invenção brasileira. O nome brigadeiro, a sabedoria popular conta que ele foi batizado assim em 1945, durante uma campanha eleitoral. Foi quando o Brigadeiro Eduardo Gomes disputou com Eurico Gaspar Dutra a presidência da República, sendo derrotado nas urnas. Gomes tinha o slogan “Vote no Brigadeiro, que é bonito e é solteiro” ganhando o coração das moças na época, que preparavam negrinhos em casa e os vendiam nas ruas com o nome de brigadeiro, fazendo alusão a Gomes e destinando o dinheiro da venda ao fundo de campanha.

          A receita do brigadeiro é simples e fácil: leite condensado, chocolate em pó e manteiga. Você pode cozinhar mais ou menos, dependendo de como sera servido. Cozinhando menos ele ficará mais molinho e é ideal para comer direto da panela ou para por em potinhos (brigadeiro de colher). Para enrolar o ideal é cozinhar mais tempo para ele ficar durinho a ponto de enrolar.

          Eu sou chocólatra assumida e adoro brigadeiro. Gosto de brigadeiro enroladinho, de colher, de potinho e até de pratinho (rs). Meus amigos dizem que meu brigadeiro fica muito bom, mas não vejo mistério, apesar das minhas manias:

- Sempre uso leite condensado Moça, da Nestlé. Para mim faz toda a diferença na consistência do docinho. O leite condensado Moça é mais cremoso do que os outros.

- Não gosto de fazer com achocolatados, prefiro chocolate em pó. Para mim, com achocolatado fica muito doce e perde o gosto do chocolate em si.

- Demoro fazendo o doce, mas mantenho sempre o fogo baixo para cozinhar o doce sem queimar.




          Esse fim de semana estava lendo a Revista Gloss e vi a matéria com Taciana Kalili, responsável pelos docinhos da Brigaderia. A Brigaderia é uma loja especializada em brigadeiros. Além do tradicional brigadeiro de forminha, eles também vendem o brigadeiro no potinho, famoso brigadeiro de colher. Você pode fazer sua encomenda para sua festa.



          Vocês lembram da caixinha linda com 3 potinhos de brigadeiro de colher dado por Dri Galisteu às pessoas que foram visitar seu baby no hospital?!?!? É da Brigaderia!




          Voltando à Gloss, na matéria, Taci deu a receita do brigadeiro de Nutella, acredita?! Mandei um email pra Taci e a querida permitiu que eu divulgasse a receita aqui para vocês.

Brigadeiro de Nutella (Rendimento: 8 docinhos)

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
50ml de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de Nutella
1 xícara de chá de avelãs trituradas

Preparo:
1. Em uma panela, misture o leite condensado, o leite, a Nutella e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo.2. Retire do fogo e salpique 1 colher de sopa de avelã triturada sobre a mistura.
3. Transfira a massa para um prato fundo untado com manteiga, espalhe bem e deixe esfriar.
4. Enrole com as mãos (que precisam estar untadas) e passe-as sobre a avelã triturada para confeitar.

          Para comprar essas maravilhas, só em SP, indo diretamente à loja no Market Place (SP) ou solicitar um orçamento ou fazer encomenda por email: contato@brigaderia.com.br.

Obrigada, Taci!!! Delícia!!!

Compartilhe:

2 comentários:

Juliana disse...

Gente! Amei o post! Sou A-P-A-I-X-O-N-A-D-A por brigadeiros!
Aqui no Rio de Janeiro as meninas da Brigaderia chic estão arrasando! Não tem um que não fale nelas ao pensar em brigadeiro! Vale a pena conhecer!
www.brigaderiachic.blogspot.com
Beijos e espero que gostem da dica!

Anônimo disse...

Falando francamente? Esse brigadeiro da brigaderia é um lixo, todo açucarado, tem gosto de brigadeiro velho e mal passado.
O da Maria Brigadeiro mata a pau.
Pronto, falei

Real Time Web Analytics